Se existe um ponto que não é ensinado aos profissionais da área de saúde, sejam nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, é a venda! Não fomos ensinados ao longo da vida acadêmica e, menos ainda, quando entramos no mercado profissional como realizar vendas. Porém, o novo mercado e a situação atual da economia exige que esses profissionais se reinventem se desejam permanecer no mercado e, para isso, entender sobre vendas para que dentre outros serviços, você venda o seu atendimento on-line, é fundamental.
Vamos entender um pouco sobre o funil de venda, que funciona para qualquer negócio mas hoje aqui no blog, daremos um destaque ao profissional da saúde que deseja vender seu serviço de atendimento no meio digital. Atração
Local onde você deve chamar a atenção do seu público alvo, sendo que você deve buscar alcance e tráfego. Pode ser por redes sociais, como o Instagram, por grupos de WhatsApp, Blog e/ou SEO, por exemplo. De modo sucinto, o indivíduo deve ver o seu conteúdo e se sentir atraído por ele, de modo a que seu conteúdo o sirva e ajude de alguma forma.
Na fase de atração também está um grande problema: é na atração que a maioria dos profissionais foca exacerbadamente e por consequência, esquece das demais etapas do funil. Cuidado para não cometer este equívoco, pois não adianta focar somente na atração, se não há conversão.
Conversão
Nesse momento é quando o seu público começa a seguir seu trabalho e ver os seus diferenciais no mercado. Forneça conteúdo para esse cliente de forma gratuita e estabeleça quantas vezes você quer falar com esse cliente. Tenha e busque algum ponto de contato com o mesmo.
Por exemplo, nessa fase, faça uma live e peça que ele envie o e-mail ao final para cadastrar e receber novidades. Sua chamada para a live pode ser feita por meio de ofertas ou links patrocinados, landing page, etc. E aqui vai mais um ponto importante: seu conteúdo oferecido “gratuitamente” aqui e durante a fase de relacionamento, deve ser diferente do usado na fase de atração, sendo mais específico ao público.
Relacionamento
Nesse ponto é onde ocorre a interação entre o profissional e o cliente, de modo a que haja a interação e a qualificação do mesmo como um possível cliente ou não. Ou seja, é a hora de buscar o contato mais próximo, seja por e-mail marketing, comentários ou direct do Instagram, whatsapp, telegram, etc.
Venda
Não tenha vergonha de falar de dinheiro, pois perceba que este é um “problema” do profissional da área da saúde, geralmente. Nesse momento, você conseguiu levar esse cliente para você e ele está agendando um atendimento on-line. Cobre o valor que você acha que o seu serviço vale! Coloque no papel seus custos fixos e variáveis, estipule o quanto deseja ter de lucro em cima disso.
Retenção
No momento do atendimento você precisa mostrar todo o seu potencial. Contudo, você já ouviu falar de pós-venda, correto?
É exatamente isso. O seu serviço não termina após a consulta. Você não deve ficar retraído esperando pelo seu cliente agendar no mês seguinte, para um novo atendimento on-line. Vá além: mostre e ofereça diferenciais do seu serviço, se colocando sempre disponível. Isso fará com que o paciente queira continuar com você, que ele se sinta satisfeito com o que recebeu do seu atendimento e que o mesmo indique o seu serviço para outras pessoas.
Nesse momento, o paciente percebe que o valor cobrado vale mais do que foi investido. Outra questão para se ter em mente aqui, é que um cliente satisfeito indica para alguém e este, é um dos meios de venda mais eficientes que existe: o famoso “boca a boca” que por consequência, este novo cliente indicado pelo seu cliente antigo, já pula as etapas de atração e conversão do funil, de forma a que começa já diretamente no relacionamento com você. Portanto, invista nesta etapa!
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