Antes de tudo, no texto de hoje no Blog BF Eventos, vamos começar explicando o que é Mindfulness. Esse termo significa ter atenção plena ao momento presente, sem julgamentos ou críticas, com uma atitude de abertura e curiosidade. A partir disso, surgiu o Mindful eating, uma prática que torna as pessoas mais conscientes sobre sua alimentação e que pode ajudar a restabelecer a paz com o corpo e com a balança.
A tradução de Mindful Eating é “Comer Consciente”, ou seja, estar com a atenção plena no momento da refeição. Com isso, é possível passar a reconhecer respostas à comida (gostos, aversões ou neutralidade) sem julgamento e usar todos os seus sentidos, para seleção de alimentos que sejam satisfatórios e nutritivos para o corpo. Ademais, é possível ter a consciência da preparação dos alimentos, respeitando e sabendo ter as suas próprias escolhas que envolvam a alimentação. Essa técnica ajuda com que o ato de comer aconteça de forma mais lenta e com atenção, fazendo com que aumente a satisfação e saciedade fisiológica. Ao longo do tempo, essa ferramenta pode promover maior controle da ingestão alimentar.
O Mindful Eating apresenta alguns princípios, que são:
Atenção sem julgamento ou crítica às sensações físicas e emocionais despertadas durante o ato de comer ou em contexto relacionado à comida;
Inclui todas as partes – corpo, mente e sentimentos - na escolha, preparo da comida e no ato de comer;
Prestar atenção nas cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo sons do comer e beber;
Ter o entendimento do seu corpo, sentimentos e pensamentos sobre fome (necessidade fisiológica de comer) e saciedade (sensação de plenitude gástrica e bem-estar).
E quais são os benefícios do Comer Consciente?
Saber o momento de começar e parar de comer, aprendendo também a diferenciar se é realmente fome ou apetite (vontade específica de um alimento);
Oferece a possibilidade de se libertar de padrões em torno da comida e da alimentação;
Nutre não só o corpo, mas o coração e a mente;
Capacita você a fazer escolhas mais saudáveis, ao contrário da dieta restritivas, que podem trazer sentimentos de privação e falta de liberdade de escolha;
Traz a consciência não só do momento da alimentação, como te ajuda a estar presente em outros momentos do seu dia e a estar ciente das práticas culturais que o envolvem, além do impacto de suas escolhas alimentares.
Por fim, alguém que pratica o Mindful Eating passa a reconhecer que não há maneira certa ou errada de comer, mas sim, vários graus de consciência em torno da experiência da comida, sendo esta única para cada indivíduo. Além disso, ele se torna consciente que pode fazer escolhas que favoreçam tanto a sua saúde física, quanto o bem-estar e saúde mental.
Referências e Indicações
Blog BF Eventos: O que acontece quando comemos? O sentido do paladar
Livro: Nutrição Comportamental - Marle Alvarenga
Meditações de Mindful Eating - The Center of Mindful Eating
Autores: Ingrid Krichinak e Pedro Perim
Comments